Expectativa era de que o presidente ucraniano assinasse na semana passada, quando estava em Washington
Este conteúdo foi originalmente publicado em Zelensky diz que Ucrânia está pronta para assinar acordo mineral com os EUA no site CNN Brasil. Internacional, Donald Trump, Minerais, Rússia x Ucrânia, Volodymyr Zelensky CNN Brasil
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse no último sábado (1) que seu país está pronto para assinar com os Estados Unidos um acordo que previa a exploração americana de minerais raros na Ucrânia.
“Estávamos prontos para assiná-lo e, honestamente, acredito que os Estados Unidos também estariam prontos”, disse ele a repórteres em Londres.
Zelensky, que está no Reino Unido para uma reunião com os líderes europeus, acrescentou que “o acordo que está sobre a mesa será assinado se as partes estiverem prontas, porque o acordo tem duas partes”.
Esperava-se que Zelensky assinasse o acordo — que proporcionaria aos EUA acesso aos minerais de terras raras da Ucrânia — ainda enquanto estivesse em Washington, na semana passada.
Mas os ucranianos foram instruídos a deixar a Casa Branca após a discussão do presidente Donald Trump no Salão Oval com Zelensky.
Na reunião na Casa Branca, Trump e o vice-presidente JD Vance acusaram Zelensky de ser ingrato pelo apoio militar americano, de “jogar com a vida de milhões de pessoas” e de arriscar a “Terceira Guerra Mundial” ao lutar contra a invasão da Rússia.
Entretanto, Trump apresentou o acordo sobre os minerais como uma forma de “recuperar o dinheiro”, referindo-se à ajuda prestada à Ucrânia durante a administração Biden.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Zelensky diz que Ucrânia está pronta para assinar acordo mineral com os EUA no site CNN Brasil.

