Fala do presidente ucraniano acontece após ligações de Donald Trump na quarta-feira (12)
Este conteúdo foi originalmente publicado em Zelensky diz que Ucrânia tem “baixa chance” de sobrevivência sem os EUA no site CNN Brasil. Internacional, Donald Trump, Guerra da Ucrânia, Vladimir Putin, Volodymyr Zelensky CNN Brasil
A Ucrânia tem pouca chance de sobreviver a ataques da Rússia sem o apoio dos EUA, disse o presidente Volodymyr Zelensky, na sexta-feira (14), após ligações telefônicas esta semana com o presidente dos EUA, Donald Trump.
“Provavelmente será muito, muito, muito difícil. E, claro, em todas as situações difíceis, você tem uma chance. Mas teremos poucas chances – poucas chances de sobreviver sem o apoio dos Estados Unidos”
Na quarta-feira (12), Trump discutiu a guerra em ligações separadas com Putin e Zelensky, no primeiro grande passo do presidente dos EUA em direção à diplomacia em um conflito que ele prometeu encerrar rapidamente.
Trump disse mais tarde que não achava prático para Kiev se juntar à OTAN e que era improvável que a Ucrânia recuperasse todas as suas terras. A Rússia, que anexou a Crimeia em 2014, lançou uma invasão em larga escala da Ucrânia em fevereiro de 2022.
A Ucrânia exige que a Rússia se retire do território capturado e diz que deve receber a filiação à OTAN ou garantias de segurança equivalentes para impedir que Moscou ataque novamente.
Zelensky disse na entrevista que Putin queria ir à mesa de negociações não para acabar com a guerra, mas para obter um acordo de cessar-fogo para suspender algumas sanções globais à Rússia e permitir que os militares de Moscou se reagrupassem.
“Isso é realmente o que ele quer. Ele quer fazer uma pausa, preparar, treinar, tirar algumas sanções, por causa do cessar-fogo”, acrescentou.
Trump disse que sua ligação com Putin foi uma boa conversa que durou mais de uma hora, enquanto o Kremlin disse que durou quase uma hora e meia.
Já o gabinete de Zelensky disse que a conversa durou cerca de uma hora. O presidente americano disse que a ligação “foi muito bem”.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Zelensky diz que Ucrânia tem “baixa chance” de sobrevivência sem os EUA no site CNN Brasil.