By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Soberania digital e segurança da informação: um marco para o Estado brasileiro
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Soberania digital e segurança da informação: um marco para o Estado brasileiro
outros

Soberania digital e segurança da informação: um marco para o Estado brasileiro

Última atualização: 14 de outubro de 2025 10:43
Published 14 de outubro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Em um cenário global de crescente competição tecnológica e instabilidade geopolítica, o controle sobre a informação tornou-se um ativo estratégico tão relevante quanto energia ou defesa. Nesse contexto o Brasil, através do seu Gabinete de Segurança Institucional, deu um passo decisivo ao publicar, no último dia 7 de outubro, a Instrução Normativa nº 8/2025. Esse normativo é um marco e inaugura uma série de ações no sentido de aumentar a capacidade operacional da administração pública federal na troca e armazenamento de suas informações ao mesmo tempo em que consolida e aumenta a capacidade de segurança desses processos.

Contents
Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresasAssine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email

Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresas

A IN GSI/PR nº 08/2025 tem por intuito criar padrões elevados de segurança para que seja possível o tratamento de informações classificadas em ambientes de computação em nuvem utilizados pela administração pública federal. Estamos falando de requisitos mínimos para trafegar, armazenar e acessar informações sigilosas nos termos da Lei de Acesso à Informação dentro desse espaço digital.

A informação, na era digital, não é apenas um recurso operacional, mas também um instrumento de poder e fortalecimento do Estado. Nesse caminho, o Brasil vem há 25 anos, através das três gerações da sua Política Nacional de Segurança da Informação, consolidando os vários mecanismos de proteção desse ativo, bem como a própria compreensão nacional sobre o que se entende por informação. Hoje o Estado brasileiro entende a informação como um complexo que envolve dados, processos organizacionais, ambiente físico e eletrônico que contenha informação, e principalmente, as pessoas envolvidas em todo o ciclo de vida de informação. Uma miríade de espaços e agentes que reconhece que segurança da informação é também segurança nacional e que deve articular tecnologia, gestão e governança pública em um mesmo ecossistema

Assim, a IN 08/2025 aprimora a capacidade do Estado em utilizar seus recursos de informação e representa uma mudança importante em relação às normas anteriores, que proibiam totalmente o tratamento de informações classificadas em serviços de computação em nuvem. A nova regulamentação passa a permitir esse uso para informações classificadas como reservadas e secretas, todavia, com salvaguardas de segurança e soberania. Vejamos os principais requisitos estabelecidos na referida norma:  vedação do tratamento de informações ultrassecretas e de seus documentos preparatórios em ambientes de nuvem; a proibição do uso de nuvem pública ou híbrida para informações classificadas; o impedimento de armazenamento de dados sensíveis fora do território nacional; a exigência de contratação apenas de provedores devidamente habilitados e com estruturas dedicadas; a obrigatoriedade de criptografia com algoritmos aprovados pelo Estado; a proibição de acesso, pelo provedor, ao conteúdo das informações classificadas; e a necessidade do provedor seguir as certificações mais modernas do setor. Conjunto de medidas que reforça a segurança, a confiabilidade e, sobretudo, a soberania do Brasil sobre seus dados e suas informações.

Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email

Todavia, o fortalecimento da soberania digital brasileira não se resume a normas técnicas. Ele demanda cooperação entre Governo, empresas de tecnologia nacionais, universidades e cidadãos, de modo a consolidar uma infraestrutura digital segura, auditável e interoperável. Cada passo nessa direção amplia a capacidade do Estado de proteger suas informações estratégicas e de oferecer serviços digitais confiáveis à população. A Instrução Normativa nº 8/2025 representa mais do que uma medida administrativa: é um sinal político de maturidade institucional e um pilar de um projeto maior de soberania digital e informacional. Num mundo em que dados são o novo petróleo, bem como um novo campo de batalha, o Brasil reforça a consolidação de um caminho próprio, equilibrando inovação, segurança e autonomia.

You Might Also Like

Vitória desiste de contratar zagueiro após reprovação nos exames médicos; saiba quem

Mirassol x São Paulo: escalações e onde assistir ao jogo do Paulistão 

Dorival destaca joia do Corinthians e faz apelo à diretoria após vitória 

Tornado no Paraná teve ventos de 180 km/h, diz Simepar 

Veja golaço de André Ramalho na vitória do Corinthians contra a Ponte Preta 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Soldado preso com bicarbonato usava a substância para parar de fumar

9 de fevereiro de 2025
Vasco x Corinthians: escalações e onde assistir ao jogo do Brasileirão 
CEO da DeepMind diz que IA tem riscos por mau uso, mas não roubará empregos 
Presidente de escola de samba preso: entenda operação da PF contra PCC 
Retrospectiva: 10 artistas internacionais que passaram pelo Brasil em 2024 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?