By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Em carta, Ronaldo pede que eleição da CBF seja marcada com antecedência 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Em carta, Ronaldo pede que eleição da CBF seja marcada com antecedência 
outros

Em carta, Ronaldo pede que eleição da CBF seja marcada com antecedência 

Última atualização: 25 de fevereiro de 2025 07:41
Published 25 de fevereiro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Pré-candiato à presidência da entidade máxima do futebol brasileiro, o ex-jogaodor ainda pede que tenha supervisão presencial da FIFA e da Conmebol no dia do pleito: “para dar mais transparência”
Este conteúdo foi originalmente publicado em Em carta, Ronaldo pede que eleição da CBF seja marcada com antecedência no site CNN Brasil.  Futebol, CBF (Confederação Brasileira de Futebol), CNN Esportes, Futebol brasileiro, Ronaldo Fenômeno CNN Brasil

Contents
Leia MaisCasares desabafa sobre lesão de Pablo Maia: “Estamos com você”Caixinha elogia Neymar, o compara a Messi e defende convocação para a CopaInter volta a tentar contratação de William, do CruzeiroO colégio eleitoralVeja a carta de Ronaldo

Nesta segunda-feira (24), Ronaldo Fenômeno enviou uma carta para a CBF, Fifa, Conmebol e presidentes de clubes da Série A e B com pedidos para a próxima eleição na entidade máxima do futebol brasileiro.

O ex-atleta é pré-candidato à presidência da CBF e solicita que a data da votação seja definida com, pelo menos, um mês de antecedência, “a fim de assegurar a organização e participação dos interessados”. Ronaldo ainda pede a supervisão da Fifa e da Conmebol, “para dar mais transparência e segurança jurídica ao processo eleitoral”.

Leia Mais

  • Casares desabafa sobre lesão de Pablo Maia: "Estamos com você"

    Casares desabafa sobre lesão de Pablo Maia: “Estamos com você”

  • Caixinha elogia Neymar, o compara a Messi e defende convocação para a Copa

    Caixinha elogia Neymar, o compara a Messi e defende convocação para a Copa

  • Inter volta a tentar contratação de William, do Cruzeiro

    Inter volta a tentar contratação de William, do Cruzeiro

Na última semana, o Supremo Tribunal Federal (STF) homologou o acordo entre a CBF, cinco dirigentes e a Federação Mineira de Futebol (FMF), legitimando a eleição de 2022 em que Ednaldo Rodrigues foi eleito. A decisão assegura o cumprimento do mandato do atual presidente até março de 2026.

Assim, Ednaldo Rodrigues pode convocar a próxima eleição a partir de 23 de março deste ano. Na carta, Ronaldo cobra transparência do processo e diz que “o modelo dificulta (quiçá, impede) o surgimento de candidaturas alternativas”

A CBF se pronunciou dizendo que recebe a manifestação do ex-camisa 9 com “respeito e atenção”, pontuando que o atual estatuto da CBF foi “revisado pela Fifa” e aprovado pelas 27 federações estaduais.

Empresário e dono do Real Valladolid, Fenônemo anunciou ainda em dezembro a intenção de concorrer à presidência, tornando-se pré-candidato. Para efetivar a candidatura, Ronaldo precisa do apoio de quatro federações e quatro clubes para formar uma chapa.

A última vez que houve uma eleição com dois candidatos, foi em 1989, quando Ricardo Teixeira, apoiado por João Havelange, derrotou Nabi Abi Chedid, candidato do então presidente Giulite Coutinho.

O colégio eleitoral

O colégio eleitoral é formado por:

  • 26 federações estauduais + Distrito Federal (peso 3)
  • 20 clubes da Série A (peso 2)
  • 20 clubes da Série B (peso 1)

Veja a carta de Ronaldo

Prezados Senhores,

Conforme comuniquei publicamente, pretendo me candidatar à presidência da CBF no próximo pleito. Preocupa-me, no entanto, a falta de transparência e segurança jurídica no processo eleitoral, que pode comprometer a imparcialidade e a legitimidade das eleições.

É notório que, com o estatuto vigente, o presidente em exercício tem controle absoluto de todo o processo – o que, por si só, nos distancia das condições de concorrência leal e isonômica. Além de não contribuir para a integridade do pleito, o modelo dificulta (quiçá, impede) o surgimento de candidaturas alternativas.

Ademais, a crise dos últimos anos no comando da CBF, marcada por uma série de interferências externas e disputas judiciais incompatíveis com a autonomia e grandeza da entidade, maculou sua reputação a nível mundial e colocou em risco a sua independência.

Se existe um fato incontestável nesses anos de imbróglio – que, inclusive, antecede a atual gestão – é que essa sucessão de acontecimentos gerou um sentimento coletivo de insegurança jurídica e afetou negativamente a credibilidade da confederação.

Faltam menos de 16 meses para a próxima Copa do Mundo – chegaremos a 2026 com um jejum de 24 anos sem o título – e tudo que o futebol brasileiro não precisa agora é passar por um processo eleitoral de legitimidade duvidosa. O que precisamos é de tempo para dar voz e espaço aos clubes que, unidos, são ainda mais fortes; para escutar as federações em prol de melhorias nas competições e desenvolvimento do esporte em seus estados; para que a força da visão compartilhada, no alinhamento estratégico, nos conduza à mudança.

À luz dessas preocupações, solicito que a data para as próximas eleições – cujo prazo estatutário é de um ano a partir de 23 de março de 2025 – seja definida com antecedência mínima de um mês, a fim de assegurar a organização e participação dos interessados.

Solicito ainda que o pleito seja supervisionado presencialmente pela FIFA e pela CONMEBOL, para dar mais transparência e segurança jurídica ao processo eleitoral, bem como alinhamento aos princípios internacionais de governança no futebol. Está nas mãos do colégio eleitoral a oportunidade e a responsabilidade de atender à urgência de um choque de gestão na CBF, que comece por restaurar a confiança na instituição e seja sustentável no longo prazo. Reitero minha completa disposição colaborativa para a reconstrução da credibilidade e proteção do futuro da entidade. O futebol brasileiro é patrimônio público – cabe a nós defendê-lo.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Em carta, Ronaldo pede que eleição da CBF seja marcada com antecedência no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Justiça decide se Hytalo Santos e o marido serão liberados após audiência de custódia; saiba o veredito

Cristian Bell dá bronca em Theuzinho após atitude do cantor em show: “Que desgr*ça”

Erick Pulga recebe terceiro cartão amarelo ainda machucado e zera cartões para sequência da temporada; confira

Mulher mata marido com facada no coração para ficar com outro

Filho de vereadora que atropelou maratonista na Pituba foi multado quatro vezes no mesmo dia por alta velocidade

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Como dormir melhor no calor? Veja dicas para ter mais qualidade de sono 

7 de dezembro de 2024
Felipe Amorim dá buquê à namorada após enviar caminhão de rosas à Virginia 
PM dá rasteira em mulher durante ocorrência de violência doméstica no DF 
Moraes marca oitivas de testemunhas dos núcleos 3 e 4 no STF 
Empresa alerta para golpe de falsos shows de Billie Eilish e Pearl Jam 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?