Mais de 600 armas foram retiradas de circulação; maior parte das apreensões ocorreu em regiões com disputa de território por facções criminosas
Este conteúdo foi originalmente publicado em Polícia Militar do Rio de Janeiro bate recorde em apreensões de fuzis em 2024 no site CNN Brasil. Nacional, -agencia-cnn-, fuzil, Rio de Janeiro CNN Brasil
A Polícia Militar do Rio de Janeiro alcançou um marco histórico ao apreender mais de 600 fuzis em 2024, superando o recorde anterior de 2019, com 505 registros. A maior parte das apreensões ocorreu em regiões com disputa de território por facções criminosas. A Secretaria de Estado de Polícia Militar do RJ divulgou os dados na última quarta-feira (4).
A apreensão mais recente ocorreu na manhã de quarta, durante uma ação do 39° BPM (Belford Roxo), na Baixada Fluminense. De acordo com o comando da unidade, o armamento, foi abandonado após uma tentativa de abordagem a um grupo de homens suspeitos de roubar automóveis, na região de Santa Tereza.
Um estudo realizado pela Subsecretaria de Inteligência da PM revelou que mais de 90% dos fuzis apreendidos são fabricados em outros países e entraram no Brasil de forma clandestina. A polícia tem intensificado o trabalho de inteligência para identificar as rotas do tráfico de armas e desarticular as quadrilhas envolvidas nesse crime.

O número também superou o total de apreensões do ano de 2023, quando a Polícia Militar totalizou 492 apreensões desse tipo de armamento. Somente no mês de agosto, foram 78 fuzis, o que equivale a dois fuzis por dia.
As operações da Polícia Militar são baseadas em informações precisas e em um planejamento estratégico. O 41° BPM (Irajá), responsável por áreas como o Complexo da Pedreira e Chapadão, lidera o ranking de apreensões, demonstrando a eficácia das ações da unidade.
Ranking das maiores apreensões de fuzis em 2024:
- 41° BPM (Irajá) – 99 fuzis;
- BOPE – 61 fuzis;
- 14° BPM (Bangu) – 56 fuzis;
- 15° BPM (Duque de Caxias) – 50 fuzis;
- 18° BPM (Jacarepaguá) – 48 fuzis;
- 20° BPM (Mesquita) – 30 fuzis;
- 39° BPM (Belford Roxo) – 24 fuzis;
- 9° BPM (Rocha Miranda) – 24 fuzis;
- 21° BPM (São João de Meriti) – 22 fuzis;
- 16° BPM (Olaria) – 18 fuzis.
*Sob supervisão de Bruno Laforé
Este conteúdo foi originalmente publicado em Polícia Militar do Rio de Janeiro bate recorde em apreensões de fuzis em 2024 no site CNN Brasil.