Governador de SP defende o diálogo como única ferramenta para frear tarifa de 50% contra os produtos brasileiros Macroeconomia, CNN Brasil Money, guerra comercial EUA Brasil, Tarcísio de Freitas, tarifaço de Trump, Tarifas 50% contra o Brasil CNN Brasil
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, disse que o governo federal tem que “forçar a barra” no esforço para negociar com os EUA contra a taxação de 50% aos produtos brasileiros.
Durante o evento Warren Day, da corretora de investimentos Warren, nesta segunda-feira (18), Tarcísio disse que negociar com os EUA “não significa ser uma humilhação a nenhum chefe de estado”.
Sérgio Fausto, diretor-executivo da Fundação FHC, fez um contraponto, em painel posterior, sobre a eficácia de se negociar com os EUA, dizendo que “não basta que Lula ligue para Trump”.
“Tem veteranos diplomáticos que falam que isso [eficácia das negociações] é exceção, isso é complicado. Não creio que isso [tarifaço] vai escalar, mas incerteza é o nome do jogo”, disse Fausto.
Tarcísio citou os setores que mais preocupam o governo estadual, como o de café, maquinário e pneus, e que outros setores “estão se resolvendo”.
Em tom crítico ao presidente norte-americano Donald Trump, o governador disse que nunca viu “políticas tarifárias protegerem ninguém”.
Durante o painel “Reflexões sobre São Paulo e Brasil”, Tarcísio foi questionado sobre uma possível candidatura à presidencial da República, o que foi descartado pelo governador, que disse estar focado em São Paulo.

