Pessoas foram retiradas de resort spa próximo, segundo emissora estatal Internacional, Erupção, erupcao vulcanica, Europa, Islândia, Vulcão CNN Brasil
Um vulcão entrou em erupção no sudoeste da Islândia nesta quarta-feira (16), expelindo fumaça e jatos de lava amarela e alaranjada.
Essa foi a série mais recente de erupções perto da capital Reykjavik nos últimos anos.
Veja a erupção no vulcão:
Frequentemente chamada de terra de gelo e fogo, o país do Atlântico Norte, com inúmeras geleiras e vulcões, já sofreu uma dúzia de erupções desde que os sistemas geológicos na península de Reykjanes foram reativados em 2021, após um longo período sem atividades vulcânicas.
O magma forçado a atravessar a crosta terrestre abriu uma fissura maciça com comprimento entre 700 e mil metros, informou o escritório meteorológico da Islândia, com os primeiros sinais da erupção dando poucos sinais de alerta.
O escritório afirmou que, com base em medições de GPS e sinais de deformação, era provável que se tratasse de uma erupção relativamente pequena.
Os voos do maior aeroporto do país, o Keflavik, na capital Reykjavik, não foram afetados, segundo o site.
A emissora estatal RUV informou que pessoas foram retiradas do Blue Lagoon, um luxuoso spa geotérmico, e da cidade vizinha de Grindavik, citando a polícia.
Especialistas afirmam que as erupções na área podem se repetir por décadas, ou até séculos.

